CRIAR UM COOPERATIVA? POR QUÊ?

 

Em um mundo cada vez mais globalizado, as grandes corporações dominam o mercado, sobrando pouca margem para negociação de pequenas empresa e menos ainda para pessoas individuais.

A  melhor opção para agregar valor e força para conquistar espaço nas vendas ou prestação de serviços para as redes de supermercados, escolas, hospitais, quer para os municípios, para o Estado ou para o Governo Federal é através de uma cooperativa.

Quais tipos de cooperativas existem?

Há diversos modelos, mas as mais usuais são:

Cooperativas Agropecuárias

Cooperativas de Consumo

Cooperativas de Crédito

Cooperativas Educacionais

Cooperativas Habitacionais

 Como começar a formar uma cooperativa?

O primeiro passo é reunir um grupo de pelo menos 20 pessoas que atuem na mesma atividade laboral. De acordo com a necessidade constatada, deve-se fazer um levantamento dos investimentos necessários para a abertura, máquinas e equipamentos, aluguel e outros insumos e, principalmente, a vontade de trabalhar em cooperação.

Comprovado ser possível a abertura da cooperativa, deve-se buscar assessoria de profissional qualificado para elaborar o Estatuto Social, Edital e Ata da Assembleia Geral que devem atender aos requisitos legais vigentes (Lei base 5.764/1971).

Lembre-se: o Estatuto Social é como uma roupa sob medida. Cada cooperativa deverá incluir em seu Estatuto Social a essência da sua futura
atuação.

Realizada a Assembleia Geral, deve-se fazer os registros pertinentes na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal e OC Estadual.

Assim, a cooperativa estará apta a prestar apoio e  fomento às atividades dos seus cooperados.


Precisa de auxilio para criação de uma cooperativa? Entre em contato conosco. Será uma satisfação acompanhar o nascimento de mais uma cooperativa no Estado do Rio Grande do Norte.

#cooperativa agropecuaria#cooperativa#cooperativismo #agricultura #agronomia #cooperativas #milho #fazendas #agronegocio

Comentários

Postagens mais visitadas